Pedais do Piano – Qual a função de cada um?

Muitos me perguntam a função de cada um dos pedais, muitos usam somente o terceiro e outros ainda, não usam nenhum.

Primeiro precisamos entender que os pianos acústicos é que têm a perfeita funcionalidade dos três pedais, por vários motivos, principalmente porque têm uma resposta mais precisa dos martelinhos batendo nas cordas que ressoam na caixa de madeira, essa podendo ser de vários tamanhos (por isso a diferença de timbre de um piano cauda inteira para um meia cauda, ou para um piano de armário), sendo que os eletrônicos ou digitais usam geralmente, um só pedal que responde via midi.

Vamos lá, da esquerda pra direita:

PIANO-SCHWARTZMANN

✔O PRIMEIRO PEDAL, é chamado de UNA CORDA. Ao apertarmos esse pedal, ele desvia ligeiramente a posição dos martelos, fazendo com que uma nota, ao ser tocada, soe mais suavemente devido o martelo bater somente em duas cordas (sem o pedal, ele bateria em três). Assim, o efeito pode ser de uma DINÂMICA bem mais precisa por ter os martelos mais próximos das cordas (adoro usar ele quando preciso pianíssimo!).

✔O SEGUNDO PEDAL é o pedal central, chamado de SOSTENUTO, possibilitando a continuação de vibração das notas tocadas enquanto ele for acionado. Por exemplo, ele sustenta algumas notas enquanto o pianista pode ficar com as mãos livres para tocar outras notas que não quer que sejam sustentadas. Muitas composições modernas, do século XX requerem o uso desse pedal (ex. “Catalogue d’Oiseaux” de Oliver Messiaen). Atualmente, quase todos os pianos de cauda possuem esse tipo de pedal, enquanto os verticais (armário) muitos não o apresentam, e quando sim, a função “sostenuto” foi abolida, substituída por um mecanismo de surdina,Jenifer Bergamine - Supervisão de cursos que serve apenas para abafar o som do instrumento (útil para estudo com som de volume baixo, apartamentos…).

✔O TERCEIRO PEDAL, é o pedal de SUSTAIN, que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento- sustentamento do som (técnica chamada de LEGATO). Compositores do romantismo, como F. Chopin, F. Liszt usaram nas suas peças este pedal com bastante frequência.

 

Espero que tenham gostado. Bom proveito consciente dos pedais!!!

Jenifer Bergamini é formada em Piano e Canto pelo conservatório Villa-Lobos e estuda Regência na UNESP.