Fone: (11) 2671-2190 | (11) 2671-2447 | (11) 98582-8051

Ricardo Queiroz.

Saxofone e Flauta Transversal.

Escola de Música Lado B / Ricardo Queiroz

Release

Músico Paulistano iniciou seus estudos musicais em 1989 em Salvador na Bahia na “Escola de Música AMUSA”, quando ganhou de seu pai um Saxofone Alto, aos 14 anos. Nessa idade ele já tocava Violão e Contrabaixo elétrico por influência de seus irmãos.

Neste período desenvolveu a base de seu conhecimento em Percepção Musical, a Técnica inicial ao Saxofone, afinação, escalas, acessórios e toda a família deste instrumento. Estudou por um ano basicamente centrado no Método Amadeu Russo, bem conhecido pelos estudantes de Saxofone.

Em Novembro de 1990, residindo novamente em São Paulo, ganhou uma bolsa de estudos no Centro Arte Musical S.S.B. As aulas eram ministradas pelo Maestro Dárcio da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Paralelamente neste mesmo local, iniciou seus estudos de Flauta Transversal com o Prof. Lafaiete Coutinho. Dois anos depois começou a lecionar Saxofone nesta mesma instituição, apenas para iniciantes do Método Amadeu Russo.

Nos anos seguintes engajou projetos culturais com muitos músicos e artistas de São Paulo.

Seus primeiros registros em estúdio foram com bandas do cenário underground de São Paulo em 1990 e nos anos seguintes participou dos primeiros álbuns com estes artistas, realizando diversos shows pela cidade.

Gravando e Excursionando com Bandas como Corpuns Pátriuns, Anjo dos Becos, A Banda das Velhas Virgens, Avallon, Toyshop, Defalla, 365 entre outros, fez e refez o circuito de clubes, casas noturnas de São Paulo e interior dezenas de vezes. Neste período, tocou em lugares de referência como SESC Pompéia, Aeroanta, Dama Xoc, Olímpia, Britânnia, Anhembi e grandes festivais como Programa de Auditório 89FM (ao vivo), A Vez do Brasil 89FM (ao vivo), Clip Independente Brasil 2000FM (ao vivo), Aniversário de 10 anos da Rádio 89FM na Broadway/SP e “Rock contra o Frio” no ginásio do Ibirapuera para 20 mil pessoas, além do Clip “Funny Fluxo” (Anjo dos Becos – 1994) executado na programação da emissora MTV Brasil em 1994.

No ano de 1995 inseriu na “Beats Academia de Música” o curso de Saxofone Popular e Flautas. Lecionou por mais de dois anos neste local.

Em 1998 recebeu algumas propostas de artistas cariocas para gravações e apresentações na cidade do Rio de Janeiro. Acabou ficando por 11 anos na cidade Maravilhosa trabalhando com os mais diversos gêneros de artistas e grupos musicais. Participou de gravações, produções de jingles e trilhas sonoras para peças de Teatro, além de apresentações em casas noturnas e festivais da cidade.

Residindo no Rio, dividiu palco e gravações com diversos artistas da cena musical brasileira como Dadi Carvalho, Armandinho, Carlos Malta, Nicolas Krassik, Bondesom, Emicida, Rodamundo, Rodrigo Lampreia, Edu Krieger, André Carvalho, Canamaré, Pedro Mann, Clara Valente, Rodrigo Assad entre outros. Participou de diversos Festivais em espaços históricos da Cidade como Morro da Urca, Canecão, Circo Voador e Fundição Progresso.

Neste período ingressou no curso de TEPEM (Teoria e Percepção Musical) – UFRJ e em sequência cursou Saxofone Popular por dois anos. Dividiu esse período com as aulas que ministrava na Academia de Música de Niterói.

Após algum período retorna para São Paulo em 2006 e funda o Grupo instrumental “Nó na Madeira” com alguns amigos músicos e na sequência ingressa no grupo “Aliazz Jazz”. Estes trabalhos instrumentais misturam releituras de Standards de Jazz com algumas composições autorais dos seus componentes.

Atualmente ministra Aulas de Saxofone Flauta na Escola de Música Lado B em São Paulo.

Fotos

Voltar para o Topo
Converse Comigo