Veja como foi a 1ª Semana de Experimento Musical

SEMANA DE EXPERIMENTO MUSICAL

Como parte da nova Metodologia de 2017, o Lado B organizou a Semana de Experimento Musical com seus alunos.

Esta nova proposta tem como intuito a produção do conhecimento através da experiência da troca entre os alunos de diferentes níveis e idades. Assim, aquele aluno que acabou de ingressar em um curso musical poderá participar da atividade com alunos que já estão na escola há mais tempo, incentivando a prática de tocar.

IMG-20170407-WA0011A Semana Experimental acontece 2 vezes por ano, onde os alunos de todos os cursos, idade e níveis, se reúnem para tocar! É proposto pela escola os mesmo horários de aula em que o aluno já frequenta, porém, eles tem livre acesso à outros horários e bandas para aproveitar ainda mais. A ideia central é a troca de experiencia e interação.

O Experimento é conduzido pelos professores, com supervisão do coordenador Danilo Nicolaev. Os alunos tem a oportunidade de tocar livremente sem a preocupação de estarem sendo avaliados. É hora de explora o seu lado mais criativo! Eles também tem contato com outros instrumentos diferentes do seu curso, descobrindo uma experienciação rica para o desenvolvimento musical e perceptivo.

20170405_163734

Danilo Nicolaev diz como esta semana é transformadora, trazendo ao aluno uma experiencia prática muito construtiva, sobretudo para os que estão começando, “é uma semana diferente, muito rica, com muita troca de informação. O aluno mais novo se motiva ao tocar com os amigos que já estão num nível mais avançado.” Existe, ainda, o momento de exploração, “é interessante observar como um aluno de um instrumento ou canto consegue chegar na hora e fazer música explorando outro instrumento diferente daquele de seu curso… é a prática que incentiva o desenvolvimento”.

Os alunos também curtiram a semana, Eduardo Gavilan, que toca guitarra, diz que é importante aprender a tocar outros tipos de música. “Aprender a improvisar quando necessário, tocar outros instrumentos e pegar um pouco de cada um é sempre bom, além de melhorar a sua experiencia com o seu instrumento.”

IMG-20170407-WA0014Vinícius Scalli gostou da ideia, “achei a ideia muito boa. Juntar os alunos no estúdio com  o auxílio de professores e facilitar a interação e a iniciação na prática em banda. Achei isso fantástico!” Ele ainda dá algumas sugestões muito interessantes que emparelha com o rodízio de instrumento, resultado da semana, “seria interessante, pra eu que sou da bateria, sentar atrás do piano, guitarra, baixo… aprender o que é importante saber deste instrumento pra entender a interação como o meu instrumento, conhecer mais sobre outros instrumentos.”


 

20170405_165324


20170404_161846André de Sena, aluno veteranodo curso de bateria do Lado B, achou muito divertido e disse como isso pode ajudar na formação, “a semana ajuda na minha formação como músico porque me ensina a tocar com outros músicos.” “A experiência musical me trouxe uma oportun
idade de conhecer os outros músicos da escola, tocar estilos diferentes e praticar a dinâmica na música. O aluno aprende como que é a pegada de tocar em banda e desfruta de outros possíveis estilos musicais, dando a oportunidade de conhecê-los.”,
afirma o aluno do curso de bateria Vinícius Pereira Nobilo.